Certificação de Baterias

Como o Inmetro certifica as baterias e o que isso muda no mercado.

Desde o mês de junho de 2013, todas as baterias para motocicletas precisam estar certificadas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para que possam ser comercializadas. A certificação tem como objetivo garantir que as baterias atendam aos requisitos de segurança e desempenho propostos pelas normas ABNT NBR 13776, ABNT NBR 15745, ABNT NBR 15916, ABNT NBR 15941.
Do ponto de vista comercial, a certificação obriga os fabricantes a declarem o que realmente estão vendendo e, permite que o consumidor tenha dados reais para comparação entre as marcas, proporcionando concorrência justa e evitando, assim, práticas desleais por parte dos fabricantes e importadores de baterias.
Para Victor Hugo Brandani, diretor geral da Brandy, a medida ajuda o consumidor e as empresas que trabalham de forma correta. “Foi uma ótima iniciativa, pois a certificação proporciona ao consumidor a possibilidade de saber exatamente o que está comprando. As informações exigidas nos rótulos e nas embalagens criam parâmetros para que se possam distinguir a eficiência e a qualidade das marcas de baterias encontradas no mercado brasileiro”, expõe Brandani.
Além de atestar a qualidade dos produtos, a certificação do INMETRO também verifica se os fabricantes e importadores possuem uma infraestrutura necessária para conseguir cumprir com os requisitos desse produto. Essa infraestrutura engloba alguns procedimentos da ISO 9001, como o controle e registro de documentos, a necessidade de um SAC (serviço de atendimento ao consumidor) para o registro e tratamento de reclamações, além de cuidados especiais no recebimento e na armazenagem das baterias, a verificação periódica de tensão das baterias durante a armazenagem, o controle dos lotes e a rotatividade correta de estoque, evitando que as baterias permaneçam armazenadas por um longo período. A logística reversa das baterias bem como sua reciclagem também fazem parte da certificação e de acordo com a lei Conama/Ibama 412/2008 os fabricantes e importadores devem comprovar essa prática para que possam comercializar baterias.
Todo o know-how da Brandy, adquirido durante os últimos 13 anos trabalhando diretamente com baterias, assegura sua qualidade e sua preocupação em oferecer ao consumidor o que há de melhor no mercado. Por possuir produtos de primeira linha, a Brandy foi uma das primeiras marcas de bateria a certificar seus produtos no INMETRO.
Os testes somente comprovaram o que o mercado já sabia, as Baterias Brandy apresentaram excelentes resultados superando muitas vezes marcas conhecidas mundialmente. Com uma linha completa, com mais de 110 modelos certificados, e que atende a todas as motos em circulação no país, a Brandy comprova sua excelência em Baterias.